Você está em: Página Inicial > Nossos Serviços > Custódia Remunerada


Custódia Remunerada

Aluguel de ações é o nome mais utilizado para uma operação que se chama empréstimo de ativos. No empréstimo de ativos, um investidor tem ativos na carteira e empresta (ou aluga) para outro investidor, em troca de uma remuneração (taxa de aluguel). O investidor que empresta os ativos é chamado de doador, enquanto o investidor que toma os ativos emprestado é nomeado tomador.


Quer saber como funciona o aluguel de ações?

Você pode entrar em contato com nossos assessores de investimento ou trader para solicitar o aluguel de ações, informando o percentual de sua carteira que deseja alugar.
Suas ações serão colocadas em uma lista de ativos disponíveis para empréstimo. Assim que houver demanda por aquele ativo, o contrato é firmado entre ambas as partes (tomador e doador).
Fique Ligado: os ativos da sua carteira que você disponibilizar para empréstimo ficam aguardando uma oferta de aluguel, enquanto não estiverem emprestados, você pode negociar os ativos disponibilizados para empréstimo.

E-book Aluguel de Ações

Benefícios

Recebimento dos rendimentos: da posição alugada diretamente na conta do doador.

Manutenção dos direitos: são mantidos ao doador os recebimentos de dividendos, juros sobre capital próprio, etc.

Liquidação antecipada: o doador pode solicitar a liquidação antecipada a partir da data da carência a qualquer momento. O prazo para retorno dos ativos à sua carteira é de até 3 dias.


  • Ao doador, o principal risco é de não conseguir vender imediatamente a posição que esteja alugada.

  • Importante: Ações e FIIs são ativos de Renda Variável e ao optar por essa modalidade de investimento, você estará exposto as oscilações de mercado. Aconselhamos não depender do valor aplicado para gastos imediatos e ter em mente que este deve ser um investimento de médio e longo prazo. Ao planejar deixar o dinheiro aplicado por prazos maiores, é possível reverter eventuais desvalorizações. Confira os riscos inerentes ao mercado de renda variável no E-book Aluguel de Ações.
  • Qual o prazo para a operação?

    O prazo máximo do contrato é de 2 anos, e em média o mercado pratica 30 dias úteis para ordens simples, podendo ser resgatado antes e/ou renovado.

  • Quais ativos podem ser alugados?

    Quem decide os ativos que podem ser alugados é a própria B3, a seu critério. Na Santander Corretora é possível alugar Ações e FIIs.
    O investidor pode realizar o aluguel total ou parcial. Na opção parcial é necessário informar o percentual que deseja, porém a disponibilidade depende da demanda e liquidez de cada papel.

  • Meus ativos foram alugados, quando recebo a taxa do aluguel?

    O crédito da taxa de aluguel é feito após o término do contrato de aluguel, diretamente em sua conta de liquidação cadastrada na Santander Corretora. Para visualizar informações sobre taxas e prazos do aluguel, consulte o Canal Eletrônico do Investidor da B3 > Investimentos

  • Minhas ações foram disponibilizadas para aluguel. Como faço para visualizá-las

    É possível consultar a posição dos ativos emprestados em: Menu > Ordens > Custódia > Mercado > Aluguel de Ações > Atualizar.
    Assim que houver a liquidação do contrato (doador) as ações passam a constar em sua posição habitual.


  • Para começar a investir acesse já o Homebroker!

    Para solicitar o Aluguel de Ações, entre em contato com nossa Central de Atendimento, Assessor ou Trader e informe o percentual de sua carteira que deseja disponibilizar ao aluguel.

    CENTRAL DE ATENDIMENTO

    App Santander > Atendimento > fale com a gente;
    Telefone: Capitais e regiões metropolitanas: 4004 3535; Demais Localidades: 0800 702 3535; e para pessoas com deficiência auditiva e de fala: 0800 723 5007 (das 9 às 18:30h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados).

    Anbima