Você está em: Página Inicial > Nossos Serviços > Custódia Remunerada


Custódia Remunerada

Aluguel de ações é o nome mais utilizado para uma operação que se chama empréstimo de ativos. No empréstimo de ativos, um investidor tem ativos na carteira e empresta (ou aluga) para outro investidor, em troca de uma remuneração (taxa de aluguel). O investidor que empresta os ativos é chamado de doador, enquanto o investidor que toma os ativos emprestado é nomeado tomador.


Quer saber como funciona o aluguel de ações e como aderir a este serviço?

Você pode fazer a adesão através do App Santander Corretora ou pelo Homebroker de uma maneira muito simples e intuitiva, ou, se preferir, entrar em contato com nossos traders e informar que deseja aderir ao aluguel de ações, seja com sua carteira toda ou parte dela.
Suas ações serão colocadas em uma lista de ativos disponíveis para empréstimo. Assim que houver demanda por aquele ativo, o contrato é firmado entre ambas as partes (tomador e doador).
Fique Ligado: os ativos da sua carteira que você disponibilizar para empréstimo ficam aguardando uma oferta de aluguel, enquanto não estiverem emprestados, você pode negociar os ativos disponibilizados para empréstimo através de todos os nossos canais.

E-book Aluguel de Ações

Atenção: Pelo aplicativo, só é possível disponibilizar ou retirar toda a carteira da base de doação. Caso queira doar parte da sua carteira ou encerrar antecipadamente um aluguel já em andamento, é necessário contatar nossos traders.

Benefícios

Recebimento dos rendimentos: da posição alugada diretamente na conta do doador.

Manutenção dos direitos: são mantidos ao doador os recebimentos de dividendos, juros sobre capital próprio, etc.

Liquidação antecipada: o doador pode solicitar a liquidação antecipada a partir da data da carência a qualquer momento. O prazo para retorno dos ativos à sua carteira é de até 3 dias.


  • Ao doador, o principal risco é de não conseguir vender imediatamente a posição que esteja alugada.

  • Importante: Ações e FIIs são ativos de Renda Variável e ao optar por essa modalidade de investimento, você estará exposto as oscilações de mercado. Aconselhamos não depender do valor aplicado para gastos imediatos e ter em mente que este deve ser um investimento de médio e longo prazo. Ao planejar deixar o dinheiro aplicado por prazos maiores, é possível reverter eventuais desvalorizações. Confira os riscos inerentes ao mercado de renda variável no E-book Aluguel de Ações.
  • Qual o prazo para a operação?

    O prazo máximo do contrato é de 2 anos, e em média o mercado pratica 30 dias úteis para ordens simples, podendo ser resgatado antes e/ou renovado.

  • Quais ativos podem ser alugados?

    Quem decide os ativos que podem ser alugados é a própria B3, a seu critério. Na Santander Corretora é possível alugar Ações e FIIs.
    O investidor pode realizar o aluguel total ou parcial. Na opção parcial é necessário informar o percentual que deseja, porém a disponibilidade depende da demanda e liquidez de cada papel.

  • Meus ativos foram alugados, quando recebo a taxa do aluguel?

    O crédito da taxa de aluguel é feito após o término do contrato de aluguel, diretamente em sua conta de liquidação cadastrada na Santander Corretora. Para visualizar informações sobre taxas e prazos do aluguel, consulte o Canal Eletrônico do Investidor da B3 > Investimentos

  • Minhas ações foram disponibilizadas para aluguel. Como faço para visualizá-las

    É possível consultar a posição dos ativos emprestados em: Menu > Ordens > Custódia > Mercado > Aluguel de Ações > Atualizar.
    Assim que houver a liquidação do contrato (doador) as ações passam a constar em sua posição habitual.


  • Quer aderir a este produto?

    Para aderir ao produto e disponibilizar toda a sua carteira, acesse já o Homebroker ou o App Santander Corretora. Ou, se preferir, contrate a nossa Central de Atendimento, seu Assessor de Investimentos ou nossos Traders para disponibilizar somente parte dela.

    CENTRAL DE ATENDIMENTO

    App Santander > Atendimento > fale com a gente;
    Telefone: Capitais e regiões metropolitanas: 4004 3535; Demais Localidades: 0800 702 3535; e para pessoas com deficiência auditiva e de fala: 0800 723 5007 (das 9 às 18:30h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados).

    Anbima